Renata Mielli: 'Liberdade de expressão é a primeira vítima do golpe'

Ligado .

Por Ednubia Ghisi (texto) e Leandro Taques (foto)

Publicado no Circo da Democracia

Renata Mielli, coordenadora do Fórum Nacional pelo Direito à Comunicação (FNDC) e do Barão de Itararé, afirma que a possibilidade de avanço na democratização de comunicação não vai acontecer sem democracia: "A primeira vítima do golpe é a liberdade de expressão".

Desde a entrada de Michel Temer na presidência interina da presidência, medidas de cerceamento da liberdade de expressão se multiplicam pelo país. Como exemplo disso, a jornalista cita o caso da Virada Cultural em Minas Gerais, em que os artistas foram proibidos de fazer manifestações políticas. No mesmo evento, em São Paulo, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) não pode fazer cobertura, para não dar visibilidade às manifestações contra o golpe. Além disso, Mielli fala do avanço da judicialização da censura, expressado por meio de ações judiciais contra a comunicação alternativa e blogueiros.

Para além da posição de resistência, Mielli pautou a importância de fazer proposições e buscar conquistas. "Existem contradições no seio do inimigo. Quem poderia imaginar que em 2015 o Congresso iria aprovar a Lei do Direito de Resposta?", questiona. As eleições municipais são apresentadas como janela de oportunidades. " Há muito que fazer, como propor leis de fomento à comunicação independente, por exemplo. É importante que a gente elabore plataformas de propostas para apresentar para os candidatos ".

Mielli chama atenção para o papel do Facebook, rede social que tem 3 bilhões de usuários no mundo: "Nós estamos vivendo sobre um domínio perverso de um algoritmo que nós não sabemos como funciona. É a nova ditadura da comunicação. Nós estamos que estar lá, mas com consciência do que ele significa. Nós estamos alimentando um monstro", e aponta a necessidade de buscar alternativas e fazer o enfrentamento à lógica do Facebook.

‪#‎CircodaDemocracia‬ ‪#‎GTComunicação‬ ‪#‎ColaborativaCirco‬

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar