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Mídia regional no Brasil: expansão do mercado e laços com políticos será lançado dia 21/6

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O livro “Brasil e as suas mídias regionais: estudos sobre as regiões Norte e Sul” será lançado quarta-feira (21/06), no Espaço Multifoco (Lapa). Ele discute o papel estratégico da mídia feita nas regiões e ilustra a diversidade da mídia brasileira ao comparar o mercado dessas regiões com contrastes marcantes. A tese que originou o livro foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense  (UFF) e recebeu oPrêmio Compolítica de Melhor Tese, de 2017, concedida pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política.

A pesquisa trata a mídia das regiões sobre uma perspectiva relacional, mostrando o impacto da afiliação a redes nacionais (Globo, SBT, Record e Band) na organização dos grupos locais e a interferência direta dessas redes no tempo e no tipo de conteúdo produzido. O mapeamento de rádios, TV´s e jornais localizou 392 veículos, em 29 cidades no Norte, e 824 veículos no Sul, em 58 cidades.

POLÍTICOS DONOS DE MÍDIA – A amostra identificou 34 políticos donos de mídias no Norte e 56 políticos no Sul. Muitos são donos de veículos afiliados a redes de rádio e TV nacionais. Em 2015, doze políticos do Norte e doze do Sul exerceram cargos eletivos no congresso e nas assembleias es taduais.

Os ministros Ricardo Barros (Saúde) e Helder Barbalho (Integração Nacional) e o ex-ministro Romero Jucá (Planejamento) são donos de mídias nas suas bases eleitorais – Paraná, Pará e Roraima, respectivamente. Eles ilustram como a posse de mídia impacta o cenário político nacional, pois usam estas mídias locais como plataforma e se tornam atores com interferência direta na vida política do país.

Helder é filho do senador Jader Barbalho e herdeiro de um conglomerado no Pará, afiliado à Band. Jucá é dono de TV afiliadas à Band e à Record. As mídias alavancaram a sua carreira como senador (desde 1995), a da sua esposa Teresa Jucá - prefeita de Boa Vista por cinco mandatos - e a do filho Rodrigo, deputado estadual. Ricardo Barros tem rádios em Maringá e elas auxiliam na visibilidade da família, pois a sua esposa é vice-governadora e a filha, Victoria, é deputada estadual.

“No Brasil, a comunicação é vista como negócio e ainda não é tratada como um direito. Temos uma mídia concentrada em poucos grupos, alguns veículos são de propriedade de políticos e há uma forte influência das redes de TV (comerciais) nos mercados regionais. Essa configuração limita a produção de conteúdo local nos mercados regionais. A parceria com as redes nacionais fortalece os grupos locais, que acabam por criar conglomerados regionais que controlam a informação”, pontua a autora Pâmela Pinto.

Serviço: Brasil e as suas mídias regionais: estudos sobre as regiões Norte e Sul

Autora: Pâmela Araujo Pinto

Data: 21/06/2017 (quarta-feira)

Endereço: Espaço Multifoco (Av. Mem de Sá, 126 - Lapa)

Editora: Multifoco - Rio de Janeiro

Ano: 2017                                        Páginas: 320

AUTORA - Pâmela Pinto dedica-se à pesquisa da temática de mídia e política no Brasil, com ênfase nos mercados regionais. É graduada em jornalismo na Universidade Federal do Maranhão (2007) e tem mestrado (2010) e doutorado (2015) em Comunicação pela UFF. É professora substituta da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ).

Resumo: O livro apresenta uma nova abordagem para o conceito de mídia regional no Brasil, entendendo-a como meio de comunicação existente em uma área geográfica, com articulação em diferentes níveis espaciais (o local, o regional e o nacional). Analisa os mercados midiáticos das regi&otil de;es Norte e Sul, contemplando 29 cidades e 392 veículos na primeira e 824 veículos em 58 cidades na região Sul. Observa-se também o vínculo de políticos donos de mídia nas duas áreas e os reflexos dessa posse para a democracia brasileira. A pesquisa que originou o livro recebeu oPrêmio Compolítica de Melhor Tese, de 2017, concedida pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política.

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