Haddad: 'A Constituição não cabe no orçamento? Depende da sociedade que se quer'

Ligado .

Foto: Alice VergueiroFoto: Alice Vergueiro

Por Felipe Bianchi (Fotos por Alice Vergueiro)

“Mesmo em recessão econômica, o poder público pode, sim, priorizar demandas sociais”. Essa é a opinião de Fernando Haddad sobre o discurso dominante na grande mídia e em setores conservadores da política. Em debate realizado na quinta-feira (25), o prefeito de São Paulo criticou o corte de gastos sociais como saída para a crise: “A retórica de sempre é de que a Constituição de 1988 não cabe no orçamento. Ora, depende do modelo de sociedade que se deseja”.

Mostra de cinema marca um ano do Futebol Mídia e Democracia

Ligado .

O Coletivo Futebol, Mídia e Democracia e o Museu do Futebol participam, no dia 25 de agosto, da sexta edição do Estéticas das Periferias. A atividade, que marca o primeiro aniversário do coletivo, contará com a exibição de uma série de documentários, entre curtas e longa-metragens sobre o tema "torcedor" seguida de debate.

Crowdfunding ajudará campanha contra jogos às 22h

Ligado .

 

O coletivo Futebol Mídia e Democracia, que completa um ano neste mês de agosto, lançou uma campanha de financiamento colaborativo para impulsionar a luta contra os jogos de futebol às 22h. A bandeira do Jogo às 10 da noite, NÃO! foi lançada em setembro de 2015 e teve grande repercussão nas redes e nos estádios. O intuito do crowdfunding é arrecadar fundos para a produção de material a ser utilizado em intervenções nos estádios ainda este ano.

Quem se dispor a ajudar tem várias opções de valores e brindes, como bottons, canecas, pôsteres, adesivos, camisetas e até cachaça. A verba da campanha será revertida para  a confecção dos materiais e a sua distribuição em diversos estádios e jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Acesse a página do crowdfunding e saiba como ajudar

Confira a apresentação oficial da campanha:

Somos torcedores, a razão de ser do futebol. Sempre lutaremos contra tudo que tente impedir nosso direito de seguir nosso time. O futebol é um dos elementos formadores da identidade cultural do brasileiro e pertence ao povo. Uma emissora de TV não pode ser dona do esporte mais popular do país!

Por isso escolhemos o horário obsceno das partidas para questionar o controle que a mídia exerce sobre o futebol brasileiro. Os jogos às 22h privam o torcedor que depende de transporte público de voltar pra sua casa e prejudicam estudantes e trabalhadores que precisam acordar cedo no dia seguinte. E tudo em nome dos interesses comerciais de um veículo de comunicação.

Nosso projeto consiste em distribuir materiais da campanha "Jogo 10 da noite, NÃO!" em pelo menos cinco partidas dos principais torneios nacionais de 2016.

As ações serão realizadas em partidas dos seguintes clubes: Botafogo-RJ, Corinthians-SP, Cruzeiro-MG, Internacional-RS e Santa Cruz-PE, os quais foram escolhidos por terem torcidas com integrantes do coletivo organizador da campanha, o Futebol, Mídia e Democracia, e também por tentarmos abranger o maior número possível de regiões. Nosso desejo é que em uma próxima campanha estados diferentes sejam escolhidos.

Apenas unidos os torcedores podem vencer essa batalha! Contamos com seu apoio!

Altamiro Borges: 'Opera Mundi mostra o que corporações midiáticas ocultam'

Ligado .

O Opera Mundi, que se consolidou na cena da imprensa independente por ser o único site brasileiro a se especializar em notícias internacionais e com um recorte progressista, lança uma campanha de assinaturas solidárias para que, por meio de uma contribuição mensal ou anual voluntária, os leitores ajudem a manter os jornalistas que trabalham na Redação, os tradutores e os correspondentes internacionais.

Gestado em 2008 para suprir a falta de destaque recebido pelas regiões com as quais o Brasil tem relações comerciais e políticas nos meios de comunicação tradicionais, o projeto Opera Mundi, que também inclui os sites Revista Samuel e Diálogos do Sul, consolidou-se como o único veículo brasileiro a tratar essencialmente de temas internacionais, com cerca de 1 milhão de visitantes únicos por mês.