Gleisi Hoffmann: 'Mídia democrática é fundamental para a democracia'

geral
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

"O Barão de Itararé está precisando da ajuda de vocês. Vocês conhecem o Barão, né? A entidade trabalha pela democratização da mídia", comenta a senadora. Assista:

Poucos dias após ser eleita presidenta do PT, no começo de junho deste ano, Gleisi participou do 3º Encontro Estadual de Blogueir@s e Ativistas Digitais de São Paulo. Na ocasião, ela assinalou que “a mídia, que concentra o poder econômico, foi o braço operacional do golpe”. O sistema de comunicação brasileiro, segundo ela, padece de um atraso significativo e extremamente prejudicial à democracia. “Essa estrutura de comunicações e o vazio regulatório que temos vem da ditadura militar", acrescentou.

Por fim, a presidenta do PT lembrou que, enquanto os grandes grupos privados de comunicação seguem interditando qualquer discussão sobre a regulação do setor, países considerados democracias avançadas dispõem de diversas ferramentas para impor regras e limites ao poder da imprensa. “Países como Estados Unidos, França e Inglaterra têm leis e instituições democráticas para regular o mercado e evitar o monopólio econômico”, exemplificou.