Assessor da Contag, Barack Fernandes fala sobre como comunicar a luta dos homens e mulheres do campo

Notícias do Barão
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Nesta edição, o programa “Barão Sindical – Em pauta, a nobre comunicação dos trabalhadores” recebe o jornalista e geógrafo Barack Fernandes, assessor de Comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag). Criada em 1963, na sequência da promulgação do Estatuto do Trabalhador Rural pelo governo João Goulart, a entidade hoje tem federações filiadas em todo o País, formando uma rede de 4 mil sindicatos.

No bate-papo, ele conta como é o “bom desafio” dessa estrutura de produzir informação e conseguir falar com aproximadamente 15 milhões de trabalhadores, com extrema diversidade regional e cultural. Na receita, está o esforço para unir o saber e a experiência profissional à condução política dos dirigentes, buscando obter um resultado com o qual essa base possa se identificar. Nesse caminho, a Contag dedica-se atualmente a criar uma rede de comunicadores e comunicadoras populares.

Preocupado com os ataques desferidos contra a democracia no Brasil, a exemplo dos atos realizados por seguidores de Jair Bolsonaro em 7 de setembro, que pediam o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF), o jornalista propõe unidade em defesa dos direitos humanos e civis, da liberdade de expressão e de manifestação por justiça social.

Assista a partir das 10h e inscreva-se no #CanalDoBarão: